Medicina Interna Clínica Médica Clínico Geral

· 3 min read
Medicina Interna Clínica Médica Clínico Geral

É preciso ter sensibilidade para ‘cuidar’ de cada paciente com ética e com respeito. Destacamos também que esse profissional pode atuar em todos os níveis de prevenção, e é um agente importante da saúde. Na enfermagem clínica, é preciso que esse profissional conheça e entenda os sintomas do paciente. Para assim, agir com os cuidados para atender as necessidades básicas do doente. O enfermeiro acompanha e cuida de pacientes e tem como objetivo promover a saúde das pessoas, por meio de cuidados relativos à alimentação, higiene, administração de medicamentos, realização de curativos, entre outras atividades. Porém, é necessário que esse médico internista solicite alguns exames preventivos, até mesmo para que ele consiga fazer um diagnóstico correto da saúde  do paciente.

  • Eles têm a função de confirmar ou descartar uma suspeita médica ou sintoma inespecífico.
  • Sem contar o tempo aplicado na atualização, com a leitura de muitos artigos ou com prática de novos métodos e tecnologias.
  • Logo, conhecendo mais profundamente o histórico dos pacientes, os médicos dessa especialidade estão aptos a orientar de forma mais precisa.
  • Isto é, um médico generalista é capaz de tratar de várias doenças mais comuns e que não requerem cuidados tão diferenciados e exclusivos – como na pediatria, por exemplo, que cuida da saúde geral das crianças.


É uma das áreas mais importantes e básicas da medicina por ser uma especialidade que engloba de tudo um pouco. O médico, assim como o famoso Dr. House do seriado de televisão americana, é responsável pelo diagnóstico e prognóstico do paciente. Assim, avaliando o estado de saúde do indivíduo e todas as situações que o levaram para aquele estado. E o clínico que atua na Saúde da Família costuma fazer exames ginecológicos. O importante  descubra como  o procedimento que se propuser, como orienta o Conselho de Medicina. A Sociedade Brasileira de Clínica Médica é o órgão que representa a especialidade e inclui as diversas modalidades de atendimento, como medicina interna, emergência e ambulatório.

O Que É A Especialidade Clínica Médica?


Devido à sua complexidade, esta especialidade médica exige 2 anos de residência em clínica médica e mais 3 (três) anos de  estudo em oncologia. O profissional precisa estar atento ao conjunto de sinais que os pacientes relatam, sendo o primeiro a investigar os sintomas. Em seguida, os encaminha para a realização de exames e até mesmo a outros especialistas, dependendo do caso.

Clínica Médica: O Que É E Quando Optar



O especialista acaba aprendendo de tudo um pouco e vai ter uma visão ampla do paciente, atuando no combate de doenças de baixa e alta complexidade. Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. Porém, em qualquer uma destas áreas e  especialidades médicas enfrentar os concursos ou provas exige uma preparação adequada. É neste aspecto que o Revisamed- Revisional em Medicina facilita a vida do estudante médico com cursos completos preparatórios para cada situação que o estudante precisa.

Pré-agende Seu Exame


Foi a partir desse primeiro atendimento ao paciente que surgiu a clínica médica, com a iniciativa do grego Hipócrates, que é considerado o ‘pai’ da medicina na Antiguidade. O objetivo era identificar os sintomas do paciente, chegar ao diagnóstico de uma possível doença, e por fim, encaminhar ao tratamento, caso fosse necessário. De acordo com dados da área, a clínica médica foi fundada na Ilha de Kós, na Grécia, há 2.500  anos, quando o médico grego, Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.), fez a primeira entrevista com um paciente. Mas, em meio a maior crise da saúde mundial com a pandemia do novo coronavírus, a clínica médica ganhou ainda mais destaque, bem como é de caráter indispensável na sociedade. Em paralelo, os  softwares clínicos têm o poder de otimizar os atendimentos, as finanças e as agendas. Inclusive, tecnologias comoCRMs para clínicaspodem ajudar na fidelização dos seus pacientes.